sábado, 28 de novembro de 2009

HOJE SOMOS NÓS, AMANHÃ PODE SER VOCÊ, QUE É UM POTENCIAL DEFICIENTE.

Hoje 28 de Novembro de 2009 pelas 21,00 H. na Biblioteca Municipal da Maia é apresentado o 4º Livro de um Amigo invisual, pena as condiçôes atmosfericas não permitirem eu estar presente.

O lançamento de mais este livro por um invisual é bem o exemplo de que os deficientes não são uns coitadinhos, querem sim é que lhes dêem as mesmas oportunidades que dão aos demais cidadãos.

E para que isso aconteça é preciso que o poder politico ou cultural dê essa oportunidade, e o Americo Azevedo com o lançamento de mais este livro é a prova de que não queremos ser fardo para ninguem, queremos sim viver com o fruto do nosso trabalho que queremos e podemod fazer.

Os deficientes só querem aquilo a que tem direito como cidadão com deveres e com direitos, Deveresexigem de nós, Direitos tiram-nos todos os dias.
É um direito o termos a oportunidade de trabalhar e expor os nossos trabalhos.

Um deficiente não pode ser visto pela sociedade como um coitadinho, nós deficientes falamos normalmente de coisa como, anda lá pra frente, a quem não pode andar, corre, salta, olha, vê, e rimo-nos com certos episodios.
O ano passado fui convidado a estar na homenagem aos Atletas Para-olimpicos de Pequim 2008 na Camara Municipal do Porto, já no Salão Nobre local da Cerimonia, um amigo invisual (0 Calado) pediu ao Senhor que nos conduziu ao Salão que o levasse há porta principal porque devia estar lá um amigo tambem invisual há espera dele.

O Senhor com toda a amabilidade sem se aperceber do que dissera na maior das simplicidades respondeu, venha que eu levo-o há porta para você (VER) se o seu amigo está lá.

Estas palavras não beliscam em nada os deficientes, nós deficientes tambem cometemos gafes, o que beliscam as pessoas deficientes é a ignorancia e a marginalização a que somos sujeitos no dia há dia por quem nos governa.

Aos deficientes deixo estas palavras, somos nós deficientes que devemos dar o exemplo, lutando por melhor qualidade de vida, porque a deficiencia que cada um de nós tem é nossa, não é dos nossos familiares ou amigos, se nós queremos ver os nossos familiares e amigos bem, somos nós deficientes que temos de fazer por isso, um deficiente é capas de fazer coisas bonitas e de grande valor, fazer os que nos rodeiam sentirem-se bem.

Ao cidadão dito normal deixo estas palavras.
Hoje somos nós, amanhã pode ser você, que é um potencial deficiente.

Para o Americo Azevedo.
Um forte abraço de parabens por mais este exemplo de como podemos ser e fazer os outros felizes.

João Couto Lopes

Sem comentários: