sábado, 7 de novembro de 2009

Publico aqui parte da carta enviada aos responsaveis da Camara M. Maia.

Exma. Drª Mrta Moreira.
Exmo. Arq. Carlos Portugal.

Dia 18 do proximo mês, vai abrir ao Publico o Centro Comercial VIVACI nas Guardeiras, e nada foi feito para corrigir os acessos ao Centro Comercial, existe o perogo de acidentes nas imediações.
Faço-lhes a pergunta, por onde vão passar as Pessoas que vêm do lado poente pelo passeio existente ao fundo (atras do camião que est´a abastecer) por favor digam por onde os peôes e as pessoas em cadeira de rodas, porque existem a norte do Centro Comercial, vâo passar para terem acesso á passadeira existente junto á rotunda.
É caso para dizer, vivemos em Portugal.
Só depois de casa roubada ( haver acidentes) é que se corrigem as aberrações arquitectonicas.

Mais uma vez peço que criem acessos para todos, e em segurança.
A Camara Municipal da Maia devia evitar acidentes,E NÃO OS PROVOCAR.

Exma. Drª Marta Moreira.
Na reunião do dia 17 -9-09 V. Exa. disse que eu podia e devia enviar por e-mail casos relacionados com barreiras arquitectonicas e outras.

Pois bem,hoje de manha dia 21-9-09 desloquei-me á Nacional 13 rotunda das Guardeiras e vi que o passeio ali existente de 0,30 centimetros tinha sido retirado, pensei que era para ser corrigido para valores (medições) que se aproxima-se dos estipulados na Lei, mas ao contactar com o Sr. Fiscal e o Sr. Encarregado da obra, foi-me dito que o passeio iria desaparecer, e era dado lugar a um jardim.
Exma. Drª medi aquele espaço que se destina a jardim, embora não tenha as medidas de Lei para aquele local, mas já era um passeio com 1,35 de largura, que pode evitar que oa peôes andem na estrada.
Pergunto a ser jardim, por onde passam as pessoas que vêm do lado poente da rotunda?
Vêem pelo passeio chegam ali vâo pela estrada, peço aos Senhores com responsabilidades na Camara para que tomem providencias e que naquele espaço que dizem ser para jardim, o mesmo espaço ser para passeio, não fiquem com a responsabilidade de mais tarde existir algum acidente e ficarem com um peso na consciência.
Exma. Doutora, isto dito assim até parece anedota, mas não é!!

Gostava que a Srª Doutora e Senhotres Arquitectos viessem ao local para que tenham contacto com a grave realidade, (junto ao Centro Comercial VIVACI).

O meu obrigado
Jôão Couto Lopes

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

No dia 17-9-09 tive uma reunião na Camara da Maia (piso 15) com o objetivo de tentar alertar e sencibilizar os responsaveis da Camara para estas situações.
Estando presentes nessa reunião, a Exma. Drª Marta Moreira.
Exmo. Arq. Carlos Portugal.
Um outro Exmo. Arq. perdoem-me mas não recordo o nome.
Eeu João Couto Lopesna qualidade de morador da Maia e deficiente motor.

Nessa reunião apresentei diversos casos, um deles este dos acessos ao Centro Comercial VIVACI, na Estrada Nacional 13 - Guardeiras- Moreira - Maia, tive e tenho essa reunião como positiva, foi dito que tudo iria ser feito para que naquele local e outros não existisem barreiras arquitectonicas, e ninguem foce colocada em perigo.

Do lado sul da rotunda, para quem vai para o Centro de Saude de Pedras Rubras, o perigo de atropelamento ou arrastamento está á vista, eu proprio neste local já quase fui colhido por um camiao, numa ida ao Centro de Saude.

Enviei para os responsaveis da Camara da Maia estas fotos que até esta data não mereceram resposta, pior não foram corrigidas e dia 18-11-2009 este mês abre o Centro Comercial ao Publico.
POR ONDE VÃO PASSAR OS PEÕES? o que vêm em terra é para jardim.


Questionei os responsaveis no terreno sobre esta obra, onde me foi dito que não era para ficar como passeio, mas para jardi.



A Camara Municipal da Maia devia evitar acidentes, ENÃO OS PROVOCAR.
Após reclamação este passeio de 0,30 cm. foi retirado.

João Couto Lopes



Sem comentários: