terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Exma. Senhora Administradora dos STCP
Dr.ª Fernanda Pereira Noronha Meneses Mendes Gomes
Exmo. Eng. dos STCP
João Aires de Sousa

Maia 12 de Janeiro de 2009

Assunto: serviço prestado pelo STCP a deficientes motor, são deficientes.

Venho ao contacto com Vossas Exas. pela pior maneira, a de fazer uma observação (reclamação).
Ontem Domingo dia 11 de Janeiro de 2009 tentei viajar pelas 11,15 horas com destino á Cordoaria no autocarro com a matricula 01-35-UF- 602 dos STCP mas sem êxito, tive de recorrer ao Metro.

Os autocarros não tem as rampas destinadas a deficientes em cadeira de rodas a funcionar.
Para o regresso a casa desloquei-me à paragem do 602 na Cordoaria, (Praça de Lisboa) no Porto, esperei pelo autocarro das 12,30 horas, mas também este autocarro de matricula 01-37-UF com o nº 3164 não tinha a rampa a funcionar, pela 5ª vez fiquei em terra, será isto serviço PÚBLICO? Não, não é!!!


Tenho este titulo de viagem carregado mas de nada me serve, pela inoperância dos serviços que os STCP prestam ao Publico
Das primeiras 3 tentativas de viajar no 602 não reclamei o direito que tenho como cidadão, o de viajar nos autocarros dos STCP, faço-o agora para que V. Exas. tomem as medidas adequadas para que situações destas não se repitam no futuro.

Mas pelo que constatei é norma as rampas não funcionarem, pois não é só o meu caso, em que as rampas dos autocarros não funcionam, contactando eu com vários deficientes motores os mesmos me transmitiram que é notório não só no 602 mas em outras linhas de autocarros que as rampas não existem, ou não funcionam por falta de manutenção periódicas como é exigível.





Exmos. Responsáveis dos STCP, não vasta os Senhores colocarem este símbolo nos autocarros, é preciso pólos funcionais, é para isso que se chama serviços públicos aos STCP.

Exma. Dr.ª
Não foi por acaso que em 2007 coloquei a questão a V. Exas., se os STCP possuía serviço especial porta a porta para deficientes, do género que existe à muito em Lisboa.

V. Exas. responderam que a empresa dos STCP está a adquirir viaturas que permitem o transporte de cadeira de rodas, localizado na plataforma central destinado a estas, que permite só uma cadeira em cada viatura.

Repito, que fiquei 5 vezes em terra, os serviços prestados pelo STCP a deficientes, (são deficientes).

Espero que criem condições para as pessoas em cadeira de rodas poderem viajar nos transportes PÚBLICOS, STCP.

Informo V. Exas. que vou dar conhecimento destes factos.
CNOD. Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes.
APD-Associação Portuguesa de Deficientes.
JN-Jornal de Noticias, S.A. Porto.
e ao Sr. Provedor do Cidadão com Deficiência da Area Metroloplitana do Porto

Sem mais de momento, os meus respeitosos cumprimentos.

João Couto Lopes

Sem comentários: